QUEDA DE CABELO no pós-parto? Nós Temos a Dica Milagrosa para Você

A queda de cabelo no pós-parto é mais comum do que você imagina. Mas, não é porque é algo natural que devemos conviver com esse incômodo. Portanto, continue a leitura do artigo e conheça o segredo milagroso para tratar a queda de cabelo no pós-parto

Queda de Cabelo no Pós-Parto
QUEDA DE CABELO no pós-parto (Imagem: Freepik)

Causas da queda de cabelo pós-parto

Muitas mulheres sofrem com queda de cabelo depois que dão à luz. Trata-se de uma condição muito incômoda, conhecida como eflúvio telógeno, que se dá devido às alterações hormonais que ocorrem no trabalho de parto e no período da amamentação. 

Dessa forma, a queda de cabelo no pós-parto costuma aparecer a partir do segundo mês após o nascimento do bebê e pode durar até os 8 meses de vida da criança. Mas, há casos em que o eflúvio telógeno cessa no 6º mês após o parto. 

Imagem: Freepik

Vale ressaltar que durante a gravidez, os cabelos são volumosos, sedosos e fortes, graças a contribuição dos hormônios que estão presentes no corpo da gestante, no intuito de gerar uma nova vida. 

Porém, após o nascimento do bebê, o organismo entende que não precisa mais desses hormônios. Portanto, o índice hormonal da mulher diminui e, assim, ocasiona a queda capilar. 

Queda de Cabelo no Pós-Parto

Mas, você que está sofrendo com a cabeleira cada vez mais escassa, saiba que não são apenas as alterações hormonais que acarretam a queda das suas madeixas. Existem outros fatores que ocasionam essa situação:

  • estresse emocional,
  • má alimentação,
  • privação de sono. 

De fato, essas causas são bastante comuns na vida de quem precisa se dedicar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, aos cuidados do bebê. Desse modo, se cuidar fica cada vez mais difícil e os cabelos acabam sofrendo as consequências dessa mudança abrupta na rotina da mulher.


Como acabar com a queda de cabelo no pós-parto?

Antes de tudo, você não deve se preocupar se seus fios de cabelo estão se soltando do couro cabeludo, por causa da maternidade. Pois, a queda de cabelo no pós-parto é algo perfeitamente normal e faz parte da nossa natureza.

Mas, a boa notícia é que é possível reverter essa situação e voltar a se sentir linda com o cabelo bem saudável e volumoso, do jeitinho que era antes. 

Imagem: Pexels

A saber, existem alguns cuidados bem simples que podem evitar o surgimento ou agravamento dessa condição.

Logo, para que você não sofra com a queda das suas madeixas, a dica milagrosa que temos para você é:  uma alimentação nutritiva!

Imagem: Pexels

Sabemos que é muito difícil alimentar-se bem nesse período, sair para comprar comida então, nem se fale! 

Mas, na medida do possível, peça ajuda à sua rede de apoio, seja na compra dos alimentos ou até para irem à sua casa te ajudar na preparação das refeições. 

Sabemos que você está passando por um momento delicado. Então, não se sobrecarregue. Toda ajuda é importante para que consiga se manter firme nos cuidados do seu bebê e manter sua saúde mental equilibrada. 

Aliás, além de manter a cabeleira forte, uma alimentação saudável ajuda na produção do leite do seu neném. Ou seja, se alimentando bem, você estará se cuidando e, ainda, mantendo os cuidados do seu pequenino (a). 

Queda de Cabelo no Pós-Parto
Imagen: Pexels

Dessa forma não deve faltar na sua dieta fontes alimentares de Vitamina A, Vitamina C, Zinco, Ferro e Proteínas. Continue a leitura e saiba mais sobre a importância desses nutrientes. 

Vitamina A

É um poderoso antioxidante que combate os radicais livres responsáveis pela queda de cabelo. Além disso, a vitamina A ajuda na produção de colágeno, queratina e do sebo responsável por proteger o couro cabeludo e hidratar os fios. 

Vale ressaltar que o resultado é mais eficaz se obtermos a vitamina A por meio da alimentação do que nas ampolas que são vendidas nas lojas de cosméticos. 

Dessa forma, você encontrará vitamina A no espinafre, abóbora, cenoura, beterraba, batata-doce, mamão, manga e gema de ovo. 

Vitamina C

Antioxidante potente que contribui com a produção de colágeno, substância tão importante para manter a saúde dos fios, além de garantir força e flexibilidade nos cabelos. 

Portanto, você não deve deixar de ingerir acerola, laranja, mexerica, abacate, couve-flor, repolho, kiwi e abacaxi. 

Imagem: Freepik

Zinco 

O zinco ajuda a manter o bom funcionamento dos folículos capilares e das glândulas sebáceas, além de atuar como antioxidante. 

Desse modo, os alimentos que contém esse mineral são aveia, milho, pão de centeio, banana, abacaxi, agrião, soja e leite. 

Ferro

O ferro ajuda na resistência dos fios do cabelo e, ainda, previne a anemia, uma doença que pode ocasionar a queda de cabelo. 

Por isso, inclua na sua dieta alimentos como beterraba, lentilha, grão-de-bico, espinafre, couve, couve-flor, tofu, feijão e carne. 

Imagem: Pexels

Proteínas

As proteínas são conhecidas por serem nutrientes estruturais. Isso significa que elas têm a função de estruturar as células e tecidos do corpo humano. Portanto, os cabelos não ficam de fora disso. 

Desse modo, ao ingerir fontes de proteínas, você estará contribuindo com a melhoria da estrutura do seu cabelo, além de combater o ressecamento e promover maciez, volume e brilho. 

As fontes alimentares de proteínas são grão-de-bico, soja, lentilha, feijões, ervilha, tofu, carnes e ovos. 

Como manter os cabelos bonitos no pós-parto

Além da alimentação saudável, você pode adotar alguns hábitos que contribuirão com a saúde do seu cabelo, enquanto vivencia a melhor e mais desafiadora fase da maternidade. Veja só:

  • Faça hidratação;
  • Evite químicas nessa fase, como descoloração e tintura;
  • Diminua o uso de secador e chapinha.
Imagem: Freepik

Além disso, você pode acrescentar na sua rotina um cronograma capilar, entenda como isso funciona, assistindo o vídeo a seguir:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar