Cronograma Capilar 2023: Tipos de Cabelos, Produtos e Teste de Porosidade

Todas as mulheres amam estar com o cabelo bonito. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados com a alimentação e outro ponto indispensável é o cronograma capilar 2023. Esse é capaz de deixar qualquer madeixa impecável. Portanto, neste post vamos te mostrar como montar um cronograma capilar 2023 super fácil, confira!

Cronograma Capilar 2023
Cronograma Capilar 2023 (Fonte: Dicas de Mulher)

Cronograma capilar 2023

Antes de falar sobre o cronograma capilar 2023, é preciso ter em mente que para ter um cabelo bonito é preciso investir, primeiramente, de dentro para fora. Portanto, é preciso ter uma alimentação equilibrada, com alimentos saudáveis e ricos em proteínas e minerais.

Algumas mulheres fazem o uso de polivitamínicos que já possuem princípios voltados para o fortalecimento do cabelo. Além disso, é preciso manter-se hidratada e praticar exercícios físicos. Por fim, o cronograma capilar 2023 contribuirá para manter o cabelo impecável e sempre brilhoso e hidratado.

Cronograma Capilar 2023
Imagem: All Things Hair

Tipos de cabelo

Há uma infinidade de tipos de cabelos, porém, todos estão englobados em 4 formatos: lisos, ondulados, cacheados e crespos. Cada um desses possui variações que foram classificadas pelo cabeleireiro americano Andre Walker e vai do 1 ao 4.

Cronograma Capilar 2023
Fonte: Patricinha esperta

O cabelo liso é caracterizado por não apresentar curvas, sendo maleáveis. Nesse é considerado o tipo 1A (fino, leve e escorrido), 1B (mistura de fios finos e encorpados) e 1C (textura grossa, brilhante e é mais pesado).

✓ Veja também:

Fonte: Hey Fixnes

O cabelo ondulado é o meio termo entre o liso e o cacheado. O tipo 2A tem uma textura fina, leve, quase um liso, mas com pequenas ondas semelhantes a um “S”.  Contudo, o 2B tem uma curvatura mais fechada, tipo as famosas ondas de praia. O 2C são os fios de textura grossa, volume e curvatura bem fechada.

Fonte: Oh My Hair

As cacheadas tem cabelos em forma de espiral, sendo o 3A com definição mediana, com cachos mais soltos e abertos, já que é mais pesado. Já o 3B tem a raiz ondulada e tem cachos definidos, volumosos e simétricos. Por fim, 3C são os fios finos com cachos bem fechados, definidos e grudados.

Fonte: Fala Dantas

O último tipo de cabelo classificado pelo cabeleireiro americano foi o crespo. O 4A, quando molhado, mantém os cachos desde a raiz e tem muito volume. No entanto, o 4B é mais fino, com cachos pequenos, em formato “zigue-zague” e com volume expressivo. Por fim, o 4C tem formato “zigue-zague”, porém, quase sem definição e com volume.

✓ Veja mais dicas paa ter cabelos perfeitos:

Fonte: Gostei e Agora

Teste de porosidade

Antes de iniciar o cronograma capilar 2023 é preciso identificar a qualidade do cabelo para saber do que ele necessita. Assim, a dica é realizar o teste de porosidade que é muito simples e rápido.

Cronograma Capilar 2023
Fonte: All Things hair

Para isso, será preciso um copo (de preferência de vidro) com água e um fio do seu cabelo. Desse modo, basta colocar o fio de cabelo dentro do copo e esperar por 5 minutos. Após esse período será possível identificar o estado da madeixa.

Cronograma Capilar 2023
Fonte: Dclan Hair

Caso tenha flutuado, significa que o seu cabelo apresenta pouca porosidade e, assim, precisa de hidratação. Já se ficou no meio, a madeixa tem média porosidade e, por isso, precisa de nutrição. Por fim, caso afunde, significa alta porosidade e será preciso fazer um processo de reconstrução.

Fonte: Tudo Ela

Essa técnica avalia as cutículas do cabelo, se estão abertas ou fechadas. Essas são responsáveis pela proteção da fibra capilar e, por isso, são essenciais para ter um cabelo sempre bonito e saudável. 

Penteados para Cabelo Crespo 2023
Imagem: Steal The Look

Como montar um cronograma capilar

O cronograma deve ser feito três vezes na semana, com produtos específicos para a função e de boa qualidade. Não precisa ser linhas caras, já que no mercado há diversas opções boas e com valor que cabe no bolso. 

As fases são hidratação, nutrição e reconstrução, sendo esse último feito apenas uma vez ao mês. Já a nutrição será feita uma vez na semana, com exceção na semana que será feita a reconstrução. Os demais dias serão preenchidos com a hidratação. Confira o vídeo:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar