O frizz no cabelo é um dos problemas mais comuns enfrentados pelas mulheres. Pensando nisso, preparamos neste post as melhores dicas para acabar com os fios rebeldes, mesmo com frio, vento ou chuva:

SUMÁRIO
O que fazer para tirar o frizz no cabelo?
Os fios ressecados tendem a serem mais arrepiados, ou seja, a apresentar mais frizz no cabelo. Por esse motivo, a primeira dica dos cabeleireiros é cuidar desses problemas, principalmente, realizando hidratações periódicas.

Por exemplo, fios ressecados, desidratados ou desnutridos são mais propícios ao frizz. Portanto, aconselha-se a realização do cronograma capilar. Porém, esse deve ser feito após a realização do teste de porosidade.
Nesse teste será possível identificar as necessidades do cabelo. Assim, será possível montar um cronograma capilar totalmente direcionado para a falta de nutrição, reconstrução ou hidratação.

É importante fazer as hidratações, pelo menos, três vezes por semana. Por exemplo, a hidratação capilar conseguirá devolver água para os fios e, também, fechar as cutículas para não ocorrer mais perda.
Do mesmo modo, a umectação com óleos vegetais puros será capaz de devolver todos os nutrientes e lipídeos perdidos.
Em contrapartida, o cabelo danificado precisa de cuidados mais intensivos. Assim, a dica dos cabeleireiros é investir em tratamentos específicos nos salões de beleza. Dessa maneira, eles irão analisar a madeixa e indicar os melhores cuidados para os fios.
Por que o frizz acontece?
O frizz no cabelo acontece devido à eletricidade estática. Assim, nossos fios carregam íons negativos, tornando-os eletricamente carregados. Com isso, a tendência é que a madeixa acabe se repelindo e, consequentemente, mais separados e arrepiado.

Como resultado, surge o frizz, sendo esse mais acentuado quando temos um cabelo ressecado ou danificado. Portanto, os fios com esses aspectos tendem a ficarem, ainda mais, eletricamente negativos, ou seja, mais arrepiados.
Conforme os especialistas, há ainda outras causas para o frizz no cabelo, como o clima. Assim, quando está úmido, ou seja, nos dias chuvosos ou em regiões úmidas, como a praia, os fios ficam arrepiados. Conforme os especialistas, isso acontece por que o cabelo danificado reage à umidade do ambiente.
Há algumas atitudes diárias que também contribuem para esse efeito nada legal. Por exemplo, o uso de modeladores de calor, como o secador, chapinha e babyliss. Diante disso, a fibra capilar acaba se danificando e quebrando.
Na hora de lavar o cabelo muita gente usa shampoo com sulfato. Dessa forma, a fibra capilar fica ainda mais negativa, deixando-a mais eriçada. Além disso, esse componente é capaz de tirar toda a proteção do fio, deixando-o frágil e suscetível a danos.
Os procedimentos químicos, como alisamentos e colorações, podem deixar o cabelo mais frágil. Assim, causa a abertura da cutícula capilar, gerando o efeito arrepiado. Por fim, as últimas causas para o frizz são: lavar o cabelo com água quente, esfregar o fio durante e depois do banho, pentear agressivamente e dormir de qualquer jeito.
Truques para se livrar do arrepiado
- Hidratações, preferencialmente, o cronograma capilar direcionado para as necessidades do fio, três vezes por semana;
- Uso de protetor térmico antes de usar modeladores de calor, evitando os danos causados por esses aparelhos;
- Não usar shampoo com sulfato;
- Em caso de procedimentos químicos, aumentar o intervalo entre as aplicações para conseguir antes recuperar a saúde do cabelo;
- Não lavar o cabelo com água quente, pois essa retira toda a oleosidade natural;
- Não criar atrito entre os fios o durante a lavagem ou na hora de secar com a toalha esfregando;
- Faça a fitagem durante o banho para desembaraçar;
- Pentear o cabelo delicadamente, desembaraçando das pontas ao comprimento, com pente de madeira para diminuir a estática;
- Usar leave-in para pentear os fios;
- Usar fronha ou toca de cetim ou seda para dormir.