Relaxamento para Cabelo Cacheado: Dicas e Resultados

O relaxamento para cabelo cacheado altera a estrutura do fio de forma permanente, proporcionando uma madeixa mais solta e ondas mais leves. Assim, os cachos tendem a ficar mais definidos e menos frisados. Confiar neste post como fazer e os cuidados:

relaxamento para cabelo cacheado
Relaxamento para cabelo cacheado (Fonte: @maisa)

Relaxamento para cabelo cacheado

O relaxamento para cabelo cacheado é um procedimento químico cujo intuito é alterar o formato do fio para deixá-lo com menos volume e com cachos mais abertos. Assim, é preciso realizar a manutenção na raiz, a cada três meses.

relaxamento para cabelo cacheado
Fonte: Studio dos Cachos

Há alguns tipos de relaxamento para cabelo cacheado, porém, os mais populares são a base de hidróxido de guanidina e tioglicolato de amônia. Ambas têm a finalidade de diminuir o volume, mas podem ter resultados diferentes, conforme o fio.

relaxamento para cabelo cacheado
Fonte: Maíra Silva

A guanidina funciona quebrando as ligações dissulfeto de forma irreversível. Assim, conforme a mistura entre o carbono e o hidróxido de cálcio, a intensidade do relaxamento pode ir de suave, normal a fraca.

relaxamento para cabelo cacheado
Fonte: Cacheia

Já o tioglicolato é formado por enxofre e hidrogênio, assim, costuma ter um cheiro forte. Além disso, tem uma ação mais fraca, só realinhando os fios. Isso porque acontece porque ao invés de quebrar as cadeias, sua fórmula apenas reverte a fibra capilar.

relaxamento para cabelo cacheado
Fonte: Clínica Calvice BH

Dessa maneira, possui o pH mais baixo, causando menos riscos ao couro cabeludo. Assim, diferente do relaxamento a base de guanidina que é permanente, esse dura de dois a quatro meses, conforme a frequência das lavagens.

produtinhos
Melhores Shampoos para Cabelos Cacheados 2024
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Qual relaxamento é bom para cabelos cacheados?

A escolha do tipo de relaxamento para cabelo cacheado depende da saúde e característica do fio. Assim, quem possui uma madeixa crespa necessita de um tratamento mais forte para ter um bom resultado.

mulher com cabelo cacheado
Fonte: A Revista da Mulher

Dessa maneira, a indicação seria o uso do relaxamento à base de guanidina. Porém, quem busca apenas cachos mais abertos ou apenas um relaxamento leve, aumentando a penteabilidade, mas sem tirar o volume, deve apostar no tioglicolato.

mulher com cabelo cacheado ruivo
Fonte: JustForYou

Antes de aplicar é essencial fazer o teste de mecha para verificar se os fios estão saudáveis e fortes para aguentar a química. Nesse caso, a indicação dos cabeleireiros é ter alguns cuidados anteriores para fortalecer a madeixa, como o cronograma capilar.

Cuidados pós-química

Após o tratamento é essencial ter alguns cuidados com os fios para esses permanecerem saudáveis, fortes e bonitos. Porém, é muito comum haver alguns danos após o procedimento, como a quebra e queda capilar.

mulher com cabelo cacheado
Fonte: JustForYou

Para evitar isso, a melhor indicação é ter cuidados diários, seguindo um cronograma capilar, conforme a necessidade do fio. Assim, como esse passou por um processo químico, é essencial fazer as três etapas com foco na reconstrução.

Dessa maneira, a reconstrução irá reparar a fibra capilar danificada no tratamento, repondo as proteínas dos fios. Já a nutrição irá repor os lipídeos, responsáveis pela proteção da fibra. Além disso, é fundamental para reter a hidratação.

mulher com cabelo cacheado
Fonte: A Tribuna

Assim, quando a madeixa está desnutrida ela tende a ficar quebradiça, opaco, sem balanço e com frizz. Dessa maneira, a nutrição é capaz de devolver o brilho do cabelo que tende a ficar opaco após o relaxamento.

Por fim, é preciso fazer a etapa de hidratação frequentemente para evitar que o cabelo fique ressecado. Assim, essa irá repor a água e os nutrientes que os fios perdem diariamente. Dessa maneira, será possível garantir maciez e movimento a madeixa. Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre essas novidades do mundo da moda:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar