Cloroníquia: Entenda a Síndrome das unhas Verdes e a Cura

Assim como a pele, as unhas podem ser acometidas de problemas, que alteram sua estrutura ou cor, como a cloroníquia. Então, se suas unhas andam meio esverdeadas, veja aqui tudo que precisa saber sobre a cloroníquia, incluindo como resolver esse problema’.

Unha com mancha verde
Imagem: Nailknowledge

O que é cloroníquia?

Embora seja muito confundida com micose, a cloroníquia, ou síndrome da unha verde, na realidade é uma infecção, causada por bactérias pseudomonas aeruginosa. Facilmente identificável essa condição deixa as unhas com manchas verdes, amarelo-esverdeadas ou marrom-esverdeadas.

A alteração de pigmentação pode se espalhar tanto pela unha afetada, quanto para outras unhas, e pode chegar aos tecidos moles abaixo da unha. Além de alterar a pigmentação das unhas, esse problema nas unhas causa a perda da sensibilidade ao redor da unha afetada, vermelhidão e inchaço do dedo.

A evolução da infecção para o tecido abaixo da unha é perigosa para a saúde, principalmente se a pessoa for imunocomprometida.

Unha com mancha verde
Imagem: American Academy of Dematology

O que causa a cloroníquia?

Há diversas causas possíveis para um caso de cloroníquia, tanto externos quanto internos, e até mesmo genéticos. Atualmente a maior parte dos casos da infecção são causados por alongamentos de unhas mal feitos.

Isso porque sem a higienização adequada das unhas naturais antes da aplicação, ou se as extensões não forem bem aplicadas, pode criar umidade entre o alongamento e a unha natural. Dessa forma as unhas podem ser acometidas de uma infecção fúngica, mas também de cloroníquia.

cuidados
Unhas dos Pés no Inverno!

3 Cuidados para Estar Sempre Bonitas

Conferir!
Você permanecerá no site atual

O problema também pode ser provocado como sintoma de outras doenças, como psoríase, lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide e doenças hepáticas. Até mesmo o uso de algumas medicações, como: antimaláricos, antibióticos, antidepressivos e quimioterapia causam a infecção.

Por fim, a cloroníquia também pode acontecer com pessoas que ficam com as mãos submersas em água por longos períodos diariamente e pela falta de higiene das unhas. Bem como pode simplesmente ser um fator genético.

Close de um pé com unhas esverdeadas
Imagem: Clínica Dra Juliana Toma

Como diagnosticar cloroniquía?

O surgimento das manchas esverdeadas nas unhas já costuma ser um forte indicador de cloroniquía, mas é preciso consultar com um dermatologista para diagnosticar. O diagnóstico costuma se dar por meio de exame físico da unha e uma raspagem das unhas para análise.

É muito importante fazer o diagnóstico com um profissional, para que se possa realizar o tratamento correto para o problema.

Qual o tratamento para Cloroníquia?

O tratamento para cloroniquía varia de acordo com o tempo de manifestação do problema, sua gravidade e causa. Caso o problema esteja sendo causado por outros problemas de saúde, o tratamento da doença primária costuma resolver a infecção.

Já se a causa for o uso de alguma medicação, a suspensão da mesma ou troca por outra de mesmo efeito é o mais indicado. Nos demais casos, de forma geral, trata-se diretamente do problema, e a forma depende da evolução da infecção.

Unha com mancha verde
Imagem Nailknowledge

Casos mais leves podem ser resolvidos com pomadas como: gentamicina, ciprofloxacina, bacitracina, sulfadiazina de prata, entre outros. Também podem ser indicados cremes anti-sépticos. Se a infecção estiver um pouco mais avançada pode ser necessária a administração de antibiótico ou laserterapia.

Como última opção, se a infecção estiver em nível muito avançado, pode ser preciso fazer a remoção cirúrgica da unha ou unhas afetadas.

Lembrando que o diagnóstico e tratamento adequado para casos de cloroniquía só podem ser feitos por médicos dermatologistas. Então, se suas unhas estiverem com coloração alterada conforme aqui descrito, marque uma consulta o quanto antes, pois só o profissional pode curar você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar