Chá para Colorir Cabelo Sem Tinta: 5 Ingredientes Poderosos

Muitas pessoas tem vontade de colorir os cabelos, mas acaba desistindo só de pensar no trabalho e no gasto que dá para manter a cor. No entanto, dá para fazer isso sem gastar tanto e sem nem precisar ir a um salão de beleza. Veja aqui algumas opções de chá para colorir cabelo sem tinta.

Xícara com chá de alecrim
Imagem: Freepik

Coloração química X coloração natural

Antes de se tornar uma necessidade para cobrir os cabelos brancos, colorir os cabelos já era moda há séculos. Embora a evolução dos cosméticos tenha tornado a arte da coloração dos fios mais fácil e duradoura, o fato das colorações atuais serem químicas, acaba agredindo um pouco os cabelos.

Por mais moderna que seja a coloração e mais promessas de deixar os cabelos lindos e brilhosos, o uso constante é inevitavelmente prejudicial à saúde dos fios. Devido a isso, quem pinta os cabelos precisa se preocupar com a manutenção constante da coloração e também alguns tratamentos.

Mas ainda existem algumas opções menos agressivas de colorir os cabelos, que embora sejam menos duradouras, não agridem os fios e são bem menos onerosas. E uma dessas opções é usar chá para colorir cabelo sem tinta.


Chá para colorir cabelo sem tinta

Existem diversos produtos naturais, que podem se tornar colorantes naturais para os cabelos, e muitos de forma fácil apenas fazendo um chá. Veja abaixo cinco opções de chá para colorir cabelo sem tinta:

Chá preto em um bule de vidro
Imagem: Freepik

Chá preto

Um dos mais comuns e consumidos, o chá preto, além de todos benefícios que traz para saúde, também serve para colorir os cabelos. Devido à sua coloração escura, é indicado para quem deseja escurecer os fios em um tom de preto.

Para utilizar o chá para colorir os cabelos basta ferver três colheres de sopa de chá preto em três xícaras de água e deixar esfriar por cerca de meia hora. Em seguida, após lavar os cabelos normalmente, aplique o chá e deixe agir por vinte minutos, e por fim enxágue com água fria.

super dicas
Melhores Cremes para Pentear 2024

Listamos!

Ver lista!
Você permanecerá no site atual

Chá de Hibisco

Já conhecido por ajudar no crescimento dos cabelos e até eliminar a caspa, o chá de hibisco possui um pigmento avermelhado, que tem o poder de colorir os fios. Assim, a flor que é usada para outros diversos fins, pode trazer uma tonalidade de vermelho aos cabelos, ou potencializá-la.

Se você quer aproveitar a pigmentação vermelha do hibisco para colorir os cabelos, só precisa fazer um chá fervendo duas colheres de sopa de hibisco seco, em um litro de água. Posteriormente, já com o chá frio, é só aplicá-lo nos cabelos já limpos, deixar agir por 20 minutos e enxaguar.

Xícara de chá de nozes ao lado de recipientes com dois tipos de nozes em uma tábua de servir
Imagem: Freepik

Chá de casca de nozes

Um elemento totalmente subestimado, que sempre vai parar na lata de lixo, as cascas das nozes têm propriedades desconhecidas quando transformadas em chá. Além de ser benéfico para a saúde, o chá de nozes pode ser usado para colorir os cabelos em uma tonalidade de castanho.

Então, no lugar de jogá-las fora, higienize-as e as esmague bem, deixando-as mais trituradas possível, até que tenha a quantidade de duas xícaras. Logo depois ferva as cascas trituradas em duas xícaras de água, e quando estiver frio aplique nos cabelos, deixando agir por um tempo antes de enxaguar.

É importante ter cuidado quando aplicar o chá nos fios, pois ele tem a tendência de manchar a pele, bem como tecidos.

Chá de alecrim e sálvia

Outra mistura que você pode utilizadar para escurecer os cabelos em uma tonalidade marrom é o chá de alecrim e sálvia. Comumente usado em escalda pés, por sua ação refrescante e relaxante, esse chá pode tanto colorir os fios de castanho escuro, quanto escurecer um pouco mais tons claros da cor.

Para usar a mistura para pigmentar os cabelos, faça um chá com uma colher de sopa de alecrim e uma de sálvia fervidas em 500 ml de água, por cerca de 25 minutos. Após o chá esfriar, é só aplicá-lo nos fios limpos e deixar agir por cerca de meia hora, enxaguando em seguida.

Xícara de chá de camomila com flores enfeitando
Imagem: Freepik

Chá de Camomila

Mas se o seu objetivo não é trazer diferentes tonalidades aos cabelos, mas deixá-los mais claros, pode utilizar o chá de camomila. Ideal para quem tem cabelos castanhos claros e loiros escuros que buscam por um tom mais claro, esse chá pode trazer uma coloração mais dourada.

No entanto, esse chá não tem efeito imediato, então você precisa inseri-lo na rotina capilar para realmente clarear os fios. Para isso, aplique nos cabelos com frequência a mistura de uma xícara de flores secas de camomila fervida em 500 mil de água, coada e fria.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar