Depois de uma certa idade, toda mulher começa a se preocupar com algo em comum, o branqueamento dos cabelos. Mas por que o cabelo fica branco? Tem como evitar que isso aconteça? Se você está se fazendo essas perguntas, veja aqui as respostas.

SUMÁRIO
A verdade sobre os fios grisalhos
Embora afete tanto mulheres quanto os homens, os cabelos brancos são um temor maior para as mulheres. Isso porque, o grisalho masculino é considerado um charme, mas o feminino é visto de forma pejorativa como sinal de envelhecimento.
Contudo, apesar de sim, ser um fator natural de avanço de idade, o branqueamento dos fios não acontece só quando envelhecemos. De acordo com especialistas, há diversos fatores que podem causar a perda de capacidade dos melanócitos produzirem melanina para o bulbo capilar.
Por que o cabelo fica branco?
Um dos principais influenciadores no embranquecimento dos cabelos, depois da idade avançada, é o fator genético. Em outras palavras, se os seus pais ficaram de cabelos brancos precocemente, há grandes chances de ocorrer o mesmo com você.
Apesar desses dois fatores serem os principais causadores dos fios brancos, há outros fatores que podem deixar seus cabelos brancos. Ainda que o envelhecimento e genética sejam inevitáveis, essas outras causas não são.

Alguma vez na sua vida você já deve ter ouvido alguém dizer que ia ficar com os cabelos brancos, devido a um grande problema. Pois, apesar de parecer uma bobagem exagerada, esse tipo de afirmação é bastante realista.
Segundo dermatologistas, ao passar por estresse prolongado temos uma grande liberação do hormônio cortisol no organismo. A permanência desse hormônio no corpo leva a uma inflamação, que causa a morte dos melanócitos, e consequente branqueamento prematuro dos cabelos.
Além disso, algumas doenças autoimunes, como o vitiligo, e doenças do couro cabeludo, como alopecia, também podem resultar no surgimento precoce de fios brancos. Bem como a falta de algumas vitaminas no organismo, como Vitamina B12 e Vitamina D.

Como evitar que o cabelo fique branco?
Definitivamente não tem como reverter as consequências do envelhecimento ou da herança genética, que causa o branqueamento dos fios. Contudo, você pode tentar retardar o surgimento de novos fios assim que os primeiros surgirem.
Conforme dermatologistas existe uma forma de reduzir em até 40% o surgimento de novos fios brancos. O método consiste na ingestão ou uso direto no couro cabeludo de ativos antioxidantes e anti-inflamatórios, como: picnogenol, catalase, pseudocatalase, PQQ, coenzima Q10 e melatonina.
Quanto aos outros fatores influenciadores, você pode tentar evitar se deixar tomar por grandes cargas de estresse, que podem lhe deixar grisalha prematuramente. Embora não seja fácil, não é impossível, o principal é não deixar de se dar momentos de descanso e lazer.

No caso das doenças autoimunes, especialistas afirmam que se a doença for controlada por tratamento adequado, há menores chances de branqueamento dos fios. Igualmente, o bom tratamento pode recuperar a cor dos cabelos no caso de doenças como a alopecia.
A falta de vitaminas que causa a queda da produção de melanina pelos melanócitos é ainda mais facilmente evitável. Basta manter uma boa alimentação, e caso seja necessário, fazer uma suplementação de vitaminas B12 e D.
Por fim, é importante destacar que o branqueamento dos cabelos não deve ser visto como um problema, já que é simplesmente algo natural, que vai acontecer com todo ser humano. Cabe a você decidir se quer retardar esse aspecto ou assumir os fios com estilo.