Óleo de Rícino no Cabelo 2024: Hidrata? Faz Crescer?

A natureza não é só bela, mas também útil, afinal nos provê o alimento e muitas outras coisas, como produtos capazes de hidratar e fazer crescer nossas madeixas. Então, se você está precisando de algo assim, veja aqui tudo que precisa saber sobre o óleo de Rícino no cabelo 2024.

Frasco de óleo vegetal aberto
Imagem: Freepik

Óleo de Rícino no Cabelo 2024

Conhecido pelas gerações mais velhas como um poderoso laxante, o óleo de Rícino é extraído das sementes da mamona, uma planta originária da África. Facilmente identificável, devido sua aparência viscosa amarelada, o produto não atrai pelo cheiro, já que tem um odor desagradável.

Antigamente consumido apenas via oral, atualmente o óleo costuma ser usado externamente, para tratar principalmente da pele, cabelos e unhas. Isso porque é rico em ácidos graxos essenciais, como ômega 6 e 9, além de ter propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas.

O óleo de Rícino também é procurado pelo ácido ricinoleico, vitamina E e sais minerais presentes em sua composição. Esses elementos e suas propriedades umectantes e antioxidantes, tornaram o produto natural de grande utilidade para objetivos estéticos

Contudo é importante ressaltar que é muito perigoso tentar produzir o seu próprio óleo de Rícino em casa. Acontece que as sementes da mamona contém uma toxina chamada ricina, que é filtrada na extração realizada em empresas especializadas neste tipo de serviço.

Mulher aplica óleo vegetal nos cabelos
Imagem: Freepik

Quais os benefícios do óleo de Rícino para cabelo?

Embora seja bom para tratar a saúde, a pele e as unhas também, o óleo de Rícino tem se destacado mais devido aos benefícios que proporciona aos cabelos. Veja abaixo tudo que esse produto é capaz de fazer por suas madeixas:

Fortalece os cabelos

Os ácidos graxos essenciais presentes do óleo de Rícino fortalecem os fios, estimulando o couro cabeludo e os folículos pilosos, o que resulta em cabelos mais fortes, volumosos e brilhosos.

http://perfume%20para%20cabelo
dicas&truques
Perfume para Cabelo

Neutraliza Oleosidade e Odor!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Controla a oleosidade dos cabelos

Como tem propriedades antifúngicas, este óleo também é um forte aliado no controle de oleosidade dos cabelos. Isso porque ele limita a ação dos fungos e bactérias responsáveis pela produção excessiva de óleo.

Mulher aplica óleo vegetal na raiz dos cabelos
Imagem: Freepik

Hidrata os cabelos

A união dos ácidos graxos essenciais e as propriedades umectantes desse produto também o torna excelente para hidratar os cabelos. Essas características fazem com que proporcione uma boa nutrição e ainda forme uma camada protetora em torno do fio, que impede que ele perca umidade.

Combate a caspa

Junte as características que controlam a oleosidade com as que nutrem os fios e você tem uma solução perfeita para acabar com a caspa.

Reduz a queda de cabelo

Se você já ouviu falar que o óleo de Rícino é uma solução eficiente para a queda de cabelo, saiba que sim, é verdade. Sua grande quantidade de ácido ricinoleico estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, não só reduzindo a queda, mas também estimulando o crescimento dos fios.

Mulher aplica óleo vegetal nos cabelos
Imagem: Freepik

Como usar o óleo de Rícino para cabelo?

Independente de seu objetivo, se você quer usar o óleo de Rícino para hidratar, controlar a oleosidade, combater a caspa ou reduzir a queda, pode aplicar puro no fios. Para um bom efeito você pode deixar agir por 30 minutos, ou aplicar antes de dormir e lavar apenas na manhã seguinte.

Se preferir, você pode adicionar algumas gotas de óleo de Rícino em seu Shampoo, para um efeito reduzido mas contínuo, ou a uma máscara de tratamento para potencializar a ação. Por fim, ele também pode ter um efeito melhor ainda se unido a outros óleos vegetais benéficos para o cabelo.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar