Se você é adepta dessa prática e está precisando dar aquela hidratada nos fios, veja aqui como fazer e usar manteiga vegetal caseira para cabelo. Cada vez mais pessoas entram na moda do “faça você mesma”, e resolvem cuidar dos cabelos em casa mesmo, com produtos naturais. Portanto, confira!

SUMÁRIO
O que é manteiga vegetal capilar?
Excelente para tratar os cabelos, a manteiga vegetal capilar é uma pasta cremosa, ou sólida, feita da gordura retirada de sementes oleaginosas de plantas. Assim como os óleos vegetais, as manteigas têm propriedades emolientes que nutrem os fios, os deixando mais hidratados.
Você com certeza já ouviu falar de algumas delas, que têm sido inseridas na composição de muitos produtos cosméticos, tanto capilares quanto corporais. Contudo, seu uso de forma individual é algo que poucas pessoas têm conhecimento ou praticam, por conhecer pouco suas propriedades.
Para que a manteiga vegetal capilar é indicada?
A manteiga vegetal para cabelos é indicada para quem está com os cabelos muito ressecados e danificados, principalmente após muitos procedimentos com química. Isso porque esse produto nutre os fios, devido seu alto potencial hidratante.
Além disso, a manteiga vegetal restaura os cabelos, estabilizando a oleosidade natural, reduzindo pontas duplas, frizz e até a queda. E graças às vitaminas e nutrientes nela contidos, os fios ficam alinhados, brilhosos, macios e mais fortes, crescendo mais rapidamente.

Dentre as manteigas vegetais disponíveis no mercado atualmente, as mais indicadas para tratamentos capilares são:
- Manteiga de Karité;
- Manteiga de Cupuaçu;
- Manteiga de Cacau;
- Manteiga de Murumuru;
- Manteiga de Ucuúba.
Manteiga vegetal caseira para cabelo
Pois, seguindo a moda do “faça você mesma”, algumas pessoas passaram a produzir sua manteiga capilar em casa, para ter um produto realmente natural. Afinal, todo produto industrializado acaba tendo algum químico, por menor que seja.
Então, se você se interessou em introduzir esse tipo de tratamento em seus cuidados capilares, veja aqui uma receitinha fácil de manteiga vegetal caseira para cabelos:

Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de óleo de coco (mais pastoso);
- 2 colheres (sopa) de óleo de semente de uva;
- 2 colheres (sopa) de óleo de abacate.
O preparo da manteiga caseira é muito simples, basta você bater todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente cinco minutos. Posteriormente coloque a manteiga em um pote com tampa, de vidro ou plástico e o mantenha na geladeira.
Como usar manteiga vegetal caseira para cabelos?
Como já mencionado aqui, esse tipo de produto é indicado para tratamentos de hidratação, por isso ele não é de uso diário. Desse modo, você pode usar a manteiga vegetal caseira para cabelos como um cuidado adicional, que pode ser realizado uma vez por semana, ou a cada 15 dias.
Há duas maneiras de usar a manteiga vegetal capilar, diretamente nos fios ou misturada a máscaras de hidratação, para potencializar seus efeitos. Para usar o produto sozinho você só precisa aplicar no cabelo sujo e seco, mecha por mecha e deixar agir por duas horas, lavando em seguida.

Manteiga vegetal caseira para cabelo alisa o cabelo?
É importante ressaltar que essa manteiga vegetal caseira para cabelos não é uma espécie de progressiva que alisa os cabelos. No entanto, o óleo de coco tem um aminoácido chamado lisina, que costuma ser apontado como um componente alisador.
Porém, na realidade, a lisina deixa os fios mais leves e nutridos, reduzindo o volume e deixando-os mais alinhados. Então, se você tem cabelos crespos ou cacheados, terá como resultado de uso dessa manteiga vegetal ondas e cachos menos volumosos apenas.
Ao dizer que alisa, queremos dizer que ela traz aquele efeito de liso perfeito para quem já tem cabelos lisos, devido seu efeito alinhador dos fios.