O jardim de inverno simples e barato é o sonho de muita gente que deseja trazer luz e ventilação para casa. Além disso, esse é um ambiente bonito e aconchegante durante o clima frio, longe do vento e da chuva. Confira neste post as melhores dicas e inspirações:

SUMÁRIO
Jardim de inverno simples e barato
O jardim de inverno simples e barato é um espaço dentro de casa destinado para o cultivo de plantas e flores. Porém, sua origem veio dos países mais frios, nos quais as temperaturas impedem o cultivo de jardins na área externa.

Segundo os arquitetos, para ser considerado um espaço aberto com ventilação é preciso que a área tenha, no mínimo, 6m². Assim, o menor jardim de inverno deverá medir 2m x 3 m, pois, menos do que isso, não será possível ter circulação de ar suficiente para a sobrevivência das plantinhas e absorção dos raios solares.

O teto do jardim pode ser aberto ou coberto de vidro. Assim, independente da escolha, a única regra é que as plantinhas precisam receber iluminação natural. Por isso mesmo, as claraboias são uma das opções mais escolhidas.

Atualmente, o jardim de inverno é feito com o intuito de trazer iluminação natural e ventilação para os cômodos. Por isso, ele, geralmente, ocorre em corredores, entre quartos e nas escadas, servindo como lugar para as janelas.

Porém, há alguns que optam por fazer esse modelo de ambiente em uma área externa, como varanda ou terraço. Dessa maneira, ele funciona como uma pequena estufa para o cultivo de plantas e flores sem os danos causados pelo inverno e verão.
Como preparar o solo para o jardim de inverno simples e barato?
O jardim de inverno simples e barato precisa ser feito em um piso adequado para não ocorrer problemas de infiltração. Para isso, a primeira coisa a fazer é impermeabilizar o piso e fazer bordas em volta do canteiro.

Em seguida, o espaço destinado para o jardim será preenchido com substratos que serão essenciais para o crescimento das plantas. Assim, esse substrato precisa ser renovado a cada 2 ou 4 meses, a depender da espécie de planta.

Porém, outra possibilidade de jardim de inverno bem mais fácil de manter e barato na hora da montagem são aqueles em que as plantinhas ficam nos jarros. Dessa maneira, não é preciso fazer a preparação do solo. Nesse caso, o que é feito, caso queira, é a aplicação de pedras ornamentais, conforme as tendências de decoração.
Quais plantas reagem bem ao ambiente interno?
A escolha da planta para o jardim de inverno precisa ser feito com bastante cuidado, já que esse é um ambiente com menos ventilação e incisão de raios solares. Além disso, o solo é artificial, não tendo muita profundidade.

Dessa maneira, conforme as novidades do mundo da moda, as plantas mais indicadas para o jardim interno são: jiboia, samambaia, peperômia, espada de São Jorge, lírio da paz, cróton e as lindas e coloridas begônias.
Cada uma delas necessita de cuidados diferenciados para que crescem bonitas e saudáveis. Por exemplo, a jiboia, além de sol e luz, precisa de regras frequentes. Já a samambaia, peperômia, lírio da paz e begônia não gostam de sol direto.

Assim, essas só podem receber luminosidade para não queimar as folhinhas. Além disso, o lírio da paz e a begônia só podem ser regadas em dias alternados. Dessa maneira, o excesso de umidade no solo apodrecerá as folhas. Confira no vídeo abaixo dicas de como cuidar do seu jardim de inverno para que sempre esteja bonito: