Muitas pessoas sofrem com caspas no cabelo e não sabem o motivo para esse mal. Por isso, preparamos este post para desmitificar esse problema e trazer uma solução. Confira como se livrar das indesejadas caspas:

SUMÁRIO
O que causa as caspas no cabelo?
As caspas no cabelo é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão. Assim, atinge o couro cabeludo, mas também pode aparecer em algumas outras áreas, como sobrancelhas, cantos do nariz, orelhas e tórax.

Não há uma unanimidade em relação à causa das caspas no cabelo, mas pode estar relacionada a algum tipo de sebo produzido pelo ser humano. Outra possibilidade é de origem genética que explicaria a inflação. Por fim, os dermatologistas também acreditam que o problema pode surgir devido a agentes externos, como:
- Alergias;
- Situações de fadiga;
- Estresse emocional;
- Baixa temperatura;
- Consumo de álcool;
- Alguns tipos de medicamentos;
- Excesso de oleosidade.
O fungo (Pityrosporum ovale) também pode provocar a doença. De modo geral, independente da causa, as placas brancas são formadas devido ao inchaço das glândulas sebáceas, que passam a produzir secreção oleosa em excesso.
Já a dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta láctea, é uma condição inofensiva e temporária. Nesse caso, surgem cascas grossas amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança.
Sintomas da caspa
- Oleosidade no couro cabeludo;
- Placas brancas que descamam do fio de cabelo;
- Placas amareladas que descama do couro cabeludo e que são oleosas;
- Ardência no couro cabeludo;
- Coceira de leve a grave, podendo gerar ferimentos;
- Leve vermelhidão no couro cabeludo;
- Aumenta na queda de cabelo.
O que fazer para se livrar da caspa?
As caspas no cabelo geram muitos problemas como pudemos observar e, por isso, é essencial buscar uma solução. Assim, nossa primeira dica é buscar orientação médica e, portanto, ir a uma consulta com um dermatologista.

O profissional irá analisar a saúde do fio e do couro cabeludo. Além disso, irá verificar a causa para o surgimento da doença e, assim, indicar o melhor tratamento. Porém, caso não seja possível, há alguns cuidados e hábitos que podem ajudar no combate.
Assim, controlar a ansiedade e o estresse, manter uma alimentação saudável e balanceada e ter boas noites de sono, são alguns hábitos que podem ajudar na cura. Porém, é a prevenção o maior aliado para quem deseja se livrar de vez das caspas.

Como prevenir as caspas no cabelo?
Há algumas dicas de cuidados com os fios que podem ajudar no tratamento, como manter uma higienização eficaz e periódica. Além disso, você não deve demorar muito para lavar os fios, sendo o indicado a cada três dias. Confira outras prevenções que você deve tomar no seu dia-a-dia:
- Não lavar o cabelo com água quente, pois isso aumenta a produção de sebo do couro cabeludo;
- Secar bem os fios após a lavagem;
- Não fazer uso de acessórios na cabeça, como bonés, toucas, gorros ou qualquer acessório que abafe a cabeça;
- Não fazer prender os cabelos molhados ou úmidos;
- Não aplicar produtos diretamente no couro cabeludo;
- Expor o cabelo ao sol pela manhã.
Todos esses cuidados ajudarão a ter fios mais saudáveis e bonitos. Além disso, há algumas novidades do mundo da moda que podem ajudar no tratamento, como os shampoos que prometem serem anticaspas.
Nesse caso, busque por algum que tenha em sua composição o sulfeto de selênio, que é eficaz no tratamento de infecções causadas por fungos e bactérias. Confira no vídeo mais cuidados para um couro cabeludo saudável: