Batom que Muda de Cor com o pH: Conheça Essa Novidade!

A indústria dos cosméticos não para de evoluir, a todo momento novos e surpreendentes produtos são lançados, e a sensação do momento é o batom que muda de cor com o pH. Se você ainda não conhece esse produto, veja aqui tudo que precisa saber sobre ele.

Batom que muda de cor da Givenchy
Imagem: Divulgação

A evolução do batom

Quem vê a variedade de batons existentes atualmente nem imagina como esse item de maquiagem é antigo. Embora não haja registros precisos, há duas possibilidades: ou a prática de pintar os lábios foi iniciada pelos Sumérios, em torno de três mil anos antes de Cristo, ou pelos antigos egípcios.

As primeiras versões eram produzidas a partir de uma mistura de diversos ingredientes naturais, como gordura, cera e raízes. Enquanto no Egito Antigo o batom era usado pelas rainhas, na Grécia seu status não era nada bom, já que era uma forma de identificar prostitutas.

O item foi mal visto ainda por um tempo, sendo condenado por religiosos e até considerado coisa de bruxa. Até que no início do século 20, se tornou desejo das mulheres, quando um americano lançou o primeiro batom em bastão da história.

Batom que muda de cor da Clinique
Imagem: Divulgação

Desde então, o produto passou por uma imensa evolução, tendo sua composição modificada para excluir ingredientes tóxicos. O batom também ganhou uma grande diversidade de cores e apresentações, como líquido e gloss.

http://mulher%20usando%20batom%20com%20gloss
tendência
Batom 2024

Tons e Texturas (Cores em alta para inverno e verão)

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Batom que muda de cor com o pH

As empresas de cosméticos têm investido muito tempo e dinheiro para oferecer o melhor batom, com benefícios à saúde dos lábios e efeitos diferenciados. E depois da febre do batom que aumenta os lábios, agora é a vez do batom que muda de cor com o pH.

A proposta é que o item de maquiagem surpreenda você em cada vez que você usá-lo, já que sua composição reage ao ph dos lábios, que pode variar conforme sua alimentação. Em outras palavras, você pode usar o batom hoje e ter uma cor, e no dia seguinte ter outra.

Mulher usando batom dos anos 1980 que muda de cor
Imagem: Sonhos de Lina

Nem tão novidade assim

Apesar do batom que muda de cor com o pH estar bombando nas redes sociais como a novidade do momento, ele não é exatamente um lançamento. O produto é apenas uma nova versão de um velho conhecido, de quem passou pela adolescência nos anos 1980.

Originalmente lançado como um batom em bastão verde neon, que após ser a sensação da geração Y, acabou caindo em esquecimento por duas décadas. Posteriormente, em 2000, a marca chinesa Kailijumei, criou uma versão transparente, que tinha uma florzinha ou pedaços de ouro dentro.

Cerca de 15 anos depois a M.A.C. lançou seu protetor labial que tinha a cor definida pelo pH dos lábios, em uma reinvenção do produto. E recentemente foi a vez da Clinique, uma empresa de cosméticos desenvolvidos por dermatologistas, lançar sua versão em marrom.

Batom que muda de cor da Max Love
Imagem: Divulgação

Como o batom que muda de cor com o pH funciona?

Também chamado de batom mágico, o batom que muda de cor com o pH atual tem uma composição um pouco diferente de sua versão original. Para ter sua cor alterada, ele conta com ácidos bromosos, que são corantes sintéticos que reagem à acidez do pH dos lábios.

Além disso, o produto também pode ter sua coloração influenciada pela umidade do ar e nível de hidratação da boca, por isso é capaz de ficar diferente na mesma pessoa. Bem como tem resultados diferenciados de pessoa para pessoa, de acordo com o tom de pele.

Por fim, a novidade já tem versões de diversas marcas além da Clinique, como as importadas: Catrice e Givenchy, e as brasileiras: O Boticário, Max Love e Miss Lary. A cor também varia entre preto, roxo e cinza, assim como a apresentação, que pode ser em bastão ou líquido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar