Trança Nagô no Cabelo Todo: Como Fazer em Casa Sozinha

A trança nagô no cabelo todo é um dos penteados que possui uma herança cultural com forte significado para os negros. Por isso, é muito adotado como estilo de moda e de personalidade. Confira neste post o passo a passo de como fazer esse visual:

trança nagô
Trança nagô no cabelo todo (Fonte: Dicas de Mulher)

Trança nagô no cabelo todo

A trança nagô no cabelo todo é uma forma de honrar os antepassados da raça negra. Assim, conforme os registros históricos, o visual era usado como formar de desenhar rotas de fuga para os quilombolas de maneira disfarçada. 

trança nagô no cabelo todo
Fonte: Tranças Salvador

Dessa maneira, mostra-se como um verdadeiro símbolo de resistência da população negra. Porém, hoje a trança é usada como herança cultural desse povo. Por isso mesmo, há tantas críticas quando um branco ou de outra raça aderir ao penteado.

trança nagô
Fonte: Purepeople

De modo geral, a trança nagô no cabelo todo é feita diretamente na raiz, bem rente ao couro cabeludo. Assim, pode aparecer apenas em parte da cabeça ou em toda extensão. Além disso, apresenta diferentes curvaturas, texturas e larguras.

Foto: Reprodução @jasmeannnn //@jasmine
Inspirações
Os mais Lindos Penteados com Trança Raiz e Trança Nagô
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Cuidados com as tranças

A trança nagô no cabelo todo podem durar até três meses, mas isso depende dos cuidados. Assim, o profissional após trançar todos os fios irá explicar sobre a forma correta de higienização. Nesse caso, o shampoo deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo, evitando a extensão dos fios.

trança nagô no cabelo todo
Fonte: Notícia Preta

Além disso, a recomendação é lavar apenas uma vez na semana. Assim, tomando esses cuidados, só será necessário refazer as tranças após 12 semanas. Isso devido à diferença do trançado e o crescimento natural dos fios. 

trança nagô no cabelo todo
Fonte: @neshaero

Como fazer as tranças nagô?

Há quem consiga fazer as trancinhas no próprio cabelo, com ou sem a ajuda de ninguém.

trend
Cortes para Cabelo Crespo 2024

Descubra as maiores tendências do ano!

Acessar!
Você permanecerá no site atual

Nesse caso, além da economia de até R$ 400, você poderá sempre inovar o visual e fazer uma manutenção mais frequente.

trança nagô no cabelo todo
Fonte: Márcia Travessoni

Nós do Moda20 indicamos buscar uma trancista especializada nesse tipo de trança para garantir maior durabilidade e um bom resultado. Mesmo assim, não é nada impossível fazer o penteado no próprio cabelo sozinha.

trança nagô no cabelo todo
Fonte: @iza

Nesse caso, a primeira coisa a ser feita é dividir as mechas na largura desejada, desde a testa até a nuca. Caso esteja fazendo pela primeira vez, trance uma mecha para ter certeza sobre a largura escolhida, para assim, definir o resto.

trança nagô no cabelo todo
Fonte: Glamour

Em seguida, você deve ir trançando uma mecha por vez, deixando-as bem firmes e rente ao couro cabeludo. De modo geral, o princípio da trança nagô é igual à trança embutida, porém, bem mais apertadinhas.

trança nagô no cabelo todo
Fonte: Gabi Garcia – Youtube

Caso deseje usar extensões, o ideal é unir as mechas ao cabelo natural antes de começar a trançar. Porém, há quem use extensões coloridas e gosta de aplicar o detalhe no comprimento. Assim, você precisa saber bem onde irá aplicar para não esquecer.

Essa trança é uma das grandes tendências para os fios usados peças negras. Assim, famosas como as cantoras Ludmilla e Iza e atrizes como a Taís Araújo e Camila Pitanga já adotaram os fios trançados, ajudando no fortalecimento da cultura afro.

Nesse caso, o visual faz parte das dicas de moda e complementam os looks. Agora que você já conhece o estilo e sua história, veja no vídeo abaixo um passo a passo bem didático de como trançar o cabelo sozinha:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar