Slow Fashion 2023: O que é, Como aderir, Looks e Tendências

O conceito de moda está muito relacionado ao novo e a globalização. Porém, o Slow Fashion 2023 apareceu em contrapartida desses conceitos, trazendo mais consciência de consumo e valorização das roupas. Entenda mais sobre o Slow Fashion 2023 e veja alguns looks inspirados nesse movimento:

mulher usando vestido Slow Fashion 2023
Slow Fashion 2023 (Fonte: Slow Nature)

O que é slow fashion 2023?

O Slow Fashion 2023 surgiu em Londres, a partir de 2004, mas logo ganhou adeptos em todo o mundo. O movimento tem uma consciência ambiental e social muito forte e, por isso, tem crescido nos últimos anos. Confira mais sobre essa tendência:

Criado em 2004 pela escritora de moda da revista de notícias on-line Georgia Straight, Angela Murrills, o termo Slow Fashion 2023 tem como tradução literal “moda lenta”. A tendência surgiu em contrapartida do “fast fashion”, que possui uma produção em massa.

mulher usando short jeans, camisa e cardigã comprido
Fonte: A sustentável leveza do ser

O fast fashion é um sistema de produção da indústria da moda que prioriza a fabricação em massa, o curto ciclo de vida das roupas e a ocultação dos impactos ambientais. Além disso, tem um custo baseado na mão de obra e na utilização de materiais baratos.

mulher usando camisa, calça pantacourt e colete
Fonte: Van Duarte

Dessa maneira, o Slow Fashion 2023 surgiu com uma ideia mais sustentável, promovendo a consciência ambiental e priorizando a produção local. Com isso, o valor das peças considera os custos sociais e ambientais.

mulher usando cardigã e calça Slow Fashion 2023
Fonte: Guita Moda

A produção, diferente do fast fashion, tem como foco uma pequena ou média escala. Assim, a característica local e cultural está muito presente nas peças produzidas, carregando muita personalidade e referenciais ao visual.

mulher usando saia midi e t-shirt
Fonte: Inna Bose

De forma geral, a moda Slow Fashion 2023 possui três pilares: a valorização dos consumidores, produtores e dos recursos naturais locais. Com tanta valorização, os produtos são feitos com extrema qualidade e possuem uma vida útil muito mais longa.

mulher usando calça jeans e regata Slow Fashion 2023
Fonte: Lade in Green

Quais as vantagens de adotar a moda consciente?

Uma das principais vantagens do Slow Fashion (SL) é a redução do desperdício, já que as peças são produzidas com boa qualidade. Com isso, essa tendência estimula o apego às roupas, evitando o descarte precoce. 

mulher usando short jeans e jaqueta jeans
Fonte: Mais vertentes

O SL também levanta a bandeira do consumo sustentável, buscando uma produção por meio de processos mais ecológicos. Além disso, incentiva a aquisição de roupas de segunda mão, proporcionando a reutilização.

mulher usando regata, calça jeans e colete de tecido Slow Fashion 2023
Fonte: Lilian Pacce

Outra vantagem é que o SL é o incentivo aos negócios locais. Dessa maneira, as pequenas empresas da região são contratadas, com o intuito de valorizar as comunidades, promover oportunidade de trabalho e movimentar a economia.

mulher usando macaquinho e casaco
Fonte: Mais vertentes

Por fim, a diversidade é outro ponto relevante na tendência SL. Diferente do Fast Fashion, no qual todas as peças parecem iguais, nesse movimento as roupas e acessórios são produzidas com base nos recursos regionais.

mulher usando look total black e casaco branco
Fonte: Blomers.eco

Como praticar o Slow Fashion?

  • Evite os tecidos de fibras plásticas: essas liberam partículas de plástico na hora da lavagem poluindo rios e mares; 
  • Cuide da durabilidade das suas peças: opte por tecidos de maior qualidade e promova uma lavagem adequada;
mulher usando casaco e calça jeans
    Fonte: NiT
  • Aposte na reutilização: pense em uma nova maneira de usar as roupas;
  • Faça escolhas de moda conscientes: invista em peças que poderão ser usadas por muito mais tempo e que, portanto, não faz parte de uma “moda passageira”;
  • Priorize marcas responsáveis e locais: preocupe-se com a origem do que você está comprando;
  • Invista nos brechós: é possível garimpar e encontrar lindas peças de ótima qualidade por um preço bem baratinho;
  • Dê o descarte adequado às suas roupas: é possível usar o tecido para outro fim, fazer doação, vender ou trocar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar