O presépio de Natal é um dos itens indispensáveis para a decoração natalina. Com isso, preparamos este post para mostrar lindas inspirações. Além disso, a nossa ideia é mostrar opções simples e fáceis de montar. Confira:

SUMÁRIO
Presépio de Natal
O presépio de Natal refere-se ao local onde Jesus Cristo nasceu, em Belém. Porém, o primeiro exemplar foi montado no século XIII por São Francisco de Assis. Assim, na época, ele fez uma pregação acerca do nascimento de Jesus e pediu a autorização do papa para montar um cenário que representasse esse momento.

Com isso, São Francisco montou um presépio de palha, rodeado por um boi e um jumento vivos e a imagem do menino Jesus. Assim, tal encenação, feita em 1223, repercutiu fortemente em todo o território italiano.
Após isso, as famílias europeias da nobreza montaram seus próprios presépios em suas casas. Porém, com o passar dos anos, esse item deixou de ser um monumento caro e passou a ser fabricado também em plástico.
Posteriormente, o presépio de Natal passou a ser fabricado com peças soltas. Dessa maneira, foi possível encenar os diferentes fatos ocorridos antes e pós o nascimento de Jesus Cristo, como a fuga do Egito.
Inspirações de presépio
Presépio de resina
O presépio de Natal de resina é o mais comum a ser usado na hora de montar esse cenário. Além disso, esses são ricos em detalhes e, por isso, é um dos materiais mais escolhidos para montar a decoração natalina.

Gesso
O gesso é outro material também bastante usado para o presépio. Porém, diferente do primeiro, esse não possui tantos detalhes. Com isso, acaba tendo um preso mais em conta. Além disso, ele pode ser colorido ou todo branquinho.

Cimento
As peças em cimento, assim como o gesso, não são tão ricos em detalhes, mas são resistentes.
Assim, geralmente, esses são vendidos na cor do próprio material ou branco. Além disso, também são em tamanhos maiores, devido à forma.

Presépio de madeira
Para quem gosta do estilo minimalista irá ficar encantando com o presépio de madeira. Assim, essas peças acompanham as tendências de decoração, com um visual bem simples e elegante, combinando o tom amadeirado com branco.

Há uma linda versão vendida em uma redoma de vidro. Nesse caso, a redoma segue o mesmo estilo das peças do presépio, ou seja, madeira bem clarinha combinada com resina cintilante em tom de pérola, bege e dourado.

Papel
Quem está sem grana e, mesmo assim, deseja montar um presépio pode apostar nas opções em papel. Assim, essa é uma das grandes novidades do mundo da moda das decorações que ajudam a quem estar com pouco dinheiro.

Dessa maneira, há opções disponíveis na internet que precisam apenas serem impressas, cortadas e montadas. Nesse caso, há opções coloridos e outras em preto e branco para serem pintadas com lápis de cor ou tinta.
Como cuidar do presépio?
A escolha do material do presépio irá influenciar na forma de guardar as peças para que essas possam ser reutilizadas nos anos seguintes. Assim, quanto mais frágil o material, mais cuidados são necessários.

Mesmo assim, a indicação é guardar cada peça individualmente em plástico bolha ou, caso não seja possível, em tecido bem fofinho. Com isso, você evita as chances de quebrar ou danificar qualquer pedacinho das peças.
Além disso, é preciso tomar cuidado na cor do tecido, preferindo um tom neutro como o branco. Dessa maneira, você evita manchar as peças, caso a tintura saia, seja pela temperatura ou pelo atrito. Confira no vídeo abaixo mais inspirações: