O segredo de uma mala eficiente: para diferentes tipos de viagens

Conheça as diferentes maneiras de arrumar e organizar sua bagagem e aproveite sua viagem com tudo o que deseja levar.

Sem dúvida, fazer as malas para uma viagem costuma ser uma das coisas mais complexas de se fazer, pois há vários fatores a serem considerados.

Além disso, quando montamos uma lista completa e variada, geralmente não há espaço suficiente, então acaba sendo uma dor de cabeça ter que reduzir e reformular tudo o que pensamos.

Confira este guia completo com dicas e truques sobre como arrumar sua mala e não morrer na tentativa!

Pensar no destino

Embora possa parecer apressado que, antes de fazermos as malas, já estejamos pensando onde chegaremos, é fundamental fazer uma pesquisa preliminar para saber do que precisaremos e o que podemos esperar encontrar lá.

Vale ressaltar que você pode encontrar passagem aérea barata que definem qual será o seu próximo destino.

Nesse sentido, é importante saber, por exemplo, em que estação do ano estará o local que visitaremos e qual é a temperatura média; levar em consideração se visitaremos vários locais, se eles tiverem rio, mar ou piscina, ou se, ao contrário, precisaremos de roupa de inverno, já que costuma nevar.

E também nas atividades…

Considerar as atividades, excursões ou reuniões que teremos será um fator importante na hora de montar nossa mala, pois isso nos permitirá definir nossa lista de bagagens mais adequada para os propósitos de nossa viagem. 

Por exemplo, não é a mesma coisa se for uma viagem de negócios, em que as malas devem incluir uma roupa apropriada para uma reunião importante, do que se for uma viagem de excursões e aventuras, em que roupas confortáveis e práticas serão as protagonistas.

Uma lista de guia

Depois de conhecer o local a ser visitado e também saber quais serão as atividades, agora é hora de montar uma lista de orientação que nos permitirá evitar esquecimentos ou completar a bagagem sem carregar peso extra.

A lista não deve incluir apenas as roupas a serem levadas, mas também produtos de higiene e maquiagem, cuidados pessoais, calçados e acessórios. É importante acrescentar a passagem aérea barata obtida e a documentação necessária.

É sempre importante incluir na lista um pequeno kit de primeiros socorros que permitirá a assistência em situações de emergência até que você receba o atendimento necessário.

Algumas dicas para a lista

Por exemplo, se for viajar por vários dias, você pode levar roupas que combinem entre si para evitar ter de carregar várias opções.

Em consonância com isso, é recomendável combinar cores clássicas, que podem acompanhar a proposta. 

Além disso, considere o uso que fará de cada peça: por exemplo, um moletom ou bermuda pode ser usado mais de uma vez, enquanto uma camiseta pode ter de ser trocada com mais frequência. Os especialistas em moda dizem que é possível usar a fórmula 3 em 1: cada uma das partes de baixo, três partes de cima.

Bolsa ou mala: como escolher a bagagem ideal para sua viagem

Depois de fazer uma pesquisa preliminar sobre o local que visitará em sua viagem e de fazer sua lista, é aconselhável avaliar que tipo de bagagem pode ser mais conveniente para a ocasião.

Para isso, é importante considerar o espaço de que você precisa, mas também o seu conforto para transportar a bagagem. Há aqueles que preferem malas com rodas e aqueles que optam por uma bolsa ou mochila; isso dependerá do conforto de cada viajante.

A mais confortável e prática é a mala de rodinhas, não só porque não carrega peso extra para você, mas também porque é mais fácil de desfazer e refazer quando for a hora de partir. Elas vêm em três tamanhos diferentes e em materiais resistentes, portanto, geralmente são funcionais para várias viagens.

Como economizar espaço na mala?

É aqui que o maior esforço será feito pela pessoa que estiver arrumando a mala, pois ela terá de enfrentar a complexa tarefa de criar espaço para colocar toda a lista de itens a serem embalados dentro do pequeno volume da mala.

Há centenas de técnicas que podem ser implementadas nesse estágio da preparação da mala, e aqui descreveremos duas das mais eficazes: o método “rolinho” e o método de organização e compressão de bolsas.

O primeiro deles, o “rolinho”, se refere a uma forma de dobrar roupas que permite que várias peças caibam em um espaço pequeno.

Há quem prefira dobrar a roupa de acordo com a posição e, a partir de aí, transformá-la em um rolo; enquanto há outros que preferem dobrá-la de modo que ela fique pequena e não ocupe tanto espaço.

Seja qual for o método, e você pode encontrar centenas de tutoriais sobre o assunto, ele o ajudará a encaixar tudo o que escolher, otimizando o espaço disponível.

O método do saco, por outro lado, se refere a uma série de contêineres que vêm em vários tamanhos e que podem ser usados para armazenar com eficiência e categorizá-los de alguma forma para manter a ordem do que está armazenado; ou há sacos de compressão a vácuo, que são mais comuns entre os usuários de roupas de inverno porque são selados a vácuo, economizando muito espaço e diminuindo o espaço ocupado pelo casaco.

Qualquer um dos métodos o ajudará a otimizar o espaço, e o tempo para fazer e desfazer as malas, bem como a arrumação, será muito mais eficiente e você terá menos chances de esquecer algo importante no momento.

Opções de bagagem de mão

Vale lembrar que há opções de bagagem de mão, “carry on” ou mochilas pequenas, que podem ser funcionais para armazenar aquelas coisas menores que precisaremos durante a viagem, como carregadores, documentação ou acessórios que completam nossa roupa.

Elas também serão muito úteis quando você quiser trazer lembranças, pois não só estarão protegidas de possíveis acidentes, como também não será necessário deixar espaço extra na mala em que a maior parte da bagagem é transportada.

Conclusão

O prazer de uma viagem tem início quando você decide o seu destino e começa os preparativos. Fazer uma lista de tarefas, pesquisar o destino e, finalmente, organizar a mala, não deve ser sinônimo de estresse com essas dicas.

Não se esqueça de que o planejamento antecipado, a regra do 3 por 1, a organização de recipientes ou sacos de embalagem a vácuo são alguns dos segredos para fazer as malas com eficiência, otimizar o espaço e não se esquecer de nada. Curta a aventura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Veja mais ›
Fechar