Moda Alternativa 2024: Conceitos e Inspirações (Fotos)

A moda alternativa 2024 se popularizou nos últimos anos, devido às redes sociais. Com isso, cada vez mais, esse estilo de look ganha adeptos. Conheça mais sobre o estilo alternativo e confira lindas inspirações de looks:

mulher usando casaco de flanela xadrez, top e calça larga
Moda Alternativa 2024 (Fonte: Glamour)

O que é a moda alternativa 2024?

A moda alternativa 2024 é caracterizada por não seguir tendência, utilizando peças de pequenos produtores e artesãos. Além disso, busca por dicas de looks criativos e que além de vestir permite ser uma forma de autoexpressão.

mulher usando vestido de festa com jaqueta e botas
Fonte: Moda Magia

O termo é associado às subculturas, como o punk e gótico. Assim, os looks da moda alternativa 2024 vão muita além de roupas, já que possuem uma linguagem estética e visual que visa a comunicação com o mundo.

mulher usando t-shirt com short jeans e meia arrastão
Fonte: Ordinnaru Giirls

Os looks são selecionados com base nos códigos das subculturas, sendo que esses rompem com os costumes da cultura popular. Dessa maneira, as peças são associadas à rebelião e a expressão pessoal.

mulheres usando looks diferentes
Fonte: Sem quases

A moda alternativa 2024 também pode ser associada ao anti-moda ou a não moda, como ocorre com o estilo grunge. A música também ajuda a define os estilos que se inspiram nos artistas, como é o caso do cantor Marilyn Manson.

http://mulher%20usando%20vestido%20transparente%20de%20tule%20com%20top%20e%20shortinho%20hot%20pant%20por%20baixo
EM ALTA
Looks para Festival 2024

Fotos, Inspirações de Roupas para Shows

CONFERIR
Você permanecerá no site atual

Estilos da moda alternativa

A moda alternativa possui uma enorme gama de estilos, sendo o punk, gótico e o grunge os que mais se destacam. O primeiro é caracterizado pela contestação dos valores sociais e, até mesmo, pelo desprezo.

mulher de cabelo colorido usando jaqueta jeans
Fonte: Camila Rech

Nas roupas, o estilo punk é dramático e sentimental, com peças rasgadas, calças justas, jaqueta de couro, camiseta de bandas, botas e coturnos e gargantilhas estilo coleira. A estampa xadrez também aparece em diferentes peças.

O estilo gótico é marcado por cores escuras que remetem a um visual misterioso. Assim, as peças são mórbidas e sombrias, com uma pegada bem dramática. A maquiagem também faz parte do visual, com cores também escuras.

Já a moda grunge é marcada por peças podrinhas e folgadas. Dessa maneira, a principal inspiração é o visual largado e despojado, fugindo completamente do que é tendência. As principais peças ão camisas de banda largas, peças oversized, calça jeans rasgada, peças em xadrez, entre outros.

Moda alternativa criativa

Há uma variação da moda alternativa que fica fora das subculturas. Nessa, as pessoas com grande conhecimento artístico e/ou de moda e que não têm medo de ousar combinam peças de forma inusitada e criativa.

pessoas usando looks criativos e coloridos
Fonte: Moda de Subculturas

Essas pessoas usam peças como elemento artístico e sem, necessariamente, serem funcionais. Exemplo disso, são os chapéus que não possuem a função de proteger do sol, funcionando apenas como um adorno.

Além disso, as combinações mostra que há um grande conhecimento de moda, mas que as peças usadas são selecionados com base nos gostos pessoais e não nas tendências. Assim, os looks são criativos, alegres, dramáticos e inusitados.

tendência
Roupas E-Girl 2024

Ideias de Looks, Tendências e Fotos

CONFERIR
Você permanecerá no site atual

Inspiração de looks alternativos

Como visto, há uma enorme variedade de estilos na moda alternativa. A primeira inspiração de look é o gótico. Nesse, a modelo combinou uma t-shirt com saia godê, meias arrastão e bota de cano curto.

mulher usando t-shirt com saia godê, meias arrastão e bota de cano curto.
Fonte: Ponto da Mulher

O estilo grunge é representado por um look com cropped, calça jeans com lavagem mais clara e modelagem reta. Para complementar, foi usado um casaco xadrez de flanela oversized como terceira peça e nos pés um coturno.

mulher usando cropped, calça jeans, casaco xadrez de flanela oversized como terceira peça e nos pés um coturno
Fonte: Pajaris
mulheres usando looks criativos
Fonte: Moda de Subculturas

Por fim, a última inspiração é no estilo criativo. Para essa, separamos um apanhado de inspirações de looks extremamente coloridos e criativos. Confira no vídeo abaixo mais informações sobre a moda alternativa:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar