Durante o verão é preciso saber bem quais os melhores tecidos de roupas para dias quentes. Assim, essa escolha irá ajudar a enfrentar as altas temperaturas com menos desconforto. Pensando nisso, preparamos este post com as melhores opções:

Melhores tecidos de roupas para dias quentes
Os melhores tecidos de roupas para dias quentes são os de fibra natural, já que permite que o corpo transpire. Assim, nessa época deve-se evitar as fibras sintéticas, ou seja, aquelas produzidas à base de petróleo.

Exemplo disso, são o poliéster, poliamida, acrílico, polipropileno, poliuretano elastomérico, sendo esse último mais conhecido como elastano. Mesmo alguns desses parecendo ser bem fresquinho, na realidade impede que o corpo diminua a temperatura.

Já as fibras naturais podem ser de origem vegetal, provenientes de diferentes partes das plantas, ou animal. No primeiro caso, pode ser obtida por meio das sementes, caule e, até mesmo, das flores e folhas.

Em contrapartida, os tecidos de origem animal são obtidas dos pelos ou produzidas por eles. Assim, em todos os casos, a origem ajuda a explicar o fato desses tecidos ajudarem no controle natural da temperatura do corpo.
Linho e seda
O linho é um dos melhores tecidos de roupas para dias quentes. Porém, esse possui um aspecto rústico, tendo muita versatilidade nas peças. Assim, pode, ao mesmo tempo, ter um visual sofisticado ou ser usado em looks mais casuais e despojados.

De modo geral, o linho tem como característica o conforto e a elegância. Além disso, esse tecido aparece em todas as cores e estampas, ajudando na versatilidade das peças e acompanhando as tendências de moda.
Por fim, esse tecido deriva de uma planta herbácea, sem haver nenhuma mistura em sua composição. Com isso, é considerado um tecido nobre e muito resistente. Isso porque apresenta uma alta durabilidade, aumentando a cada lavagem.

Já a seda também é considerada um dos melhores tecidos de roupas para dias quentes, sendo obtida a partir dos casulos do bicho-da-seda. Assim, o processo de fabricação é delicado, raro e trabalhoso.
Algodão, tencel e viscose
Além do linho e da seda, outros tecidos ótimos para serem usados nos dias quentes são: algodão, tencel e viscose. Todos esses são fibras naturais e permitem que o corpo transpire, refrescando-o e mantendo a temperatura.

O algodão é derivado da planta do algodoeiro, sendo esse tecido a principal matéria-prima para a produção de roupas íntimas, esportivas ou profissionais, acessórios e calçados. Diante disso, é possível encontrá-lo misturado com outras fibras ou 100% natural.
O tencel é feito a partir de resíduos de madeira ou celulose. Assim, é considerado um tecido ecológico e reciclável. Além disso, devido a sua composição, possui uma alta resistência, sendo até 30% mais resistente que o algodão.

Outra vantagem desse tecido, é que o grande número de pequenas fibras entrelaçadas são perfeitas para absorção de umidade. De modo geral, o tencel pode ser feito a partir de eucaliptos e usa menos água em sua produção.
Por fim, temos a viscose que é feita a partir da extração de fibras de celulose do miolo de algumas árvores. Assim, essas são trabalhadas e convertidas em fios de tecido. Dessa maneira, mesmo sendo um tecido sintético, a sua origem é natural.

Isso porque, o tecido é feito a partir dos restos de madeiras pouco resinadas ou do linter da semente do algodão. Independente do tecido, todos eles acompanham as novidades do mundo da moda, seja nas modelagens, cores ou estampas. Confira no vídeo abaixo dicas de como se vestir no verão: