Como Eliminar o tom Amarelado dos Cabelos Grisalhos?

Durante a pandemia muitas mulheres deixaram de pintar os cabelos, assumindo os fios brancos. Porém, esses precisam de muito cuidado para não amarelar. Caso isso aconteça é preciso matizar cabelo grisalho. Saiba qual é o melhor matizar cabelo grisalho.

mulher com cabelo grisalho
Matizar cabelo grisalho (Fonte: We Fashion Trends)

Tudo sobre matizador para cabelo grisalho

Para manter o cabelo branco bonito, com aspecto saudável e brilhoso, é preciso apostar no uso do matizador para cabelo grisalho. Para isso, há no mercado uma gama de opções, sendo que cada uma possui ações específicas.

O amarelado nos cabelos brancos, loiros ou grisalhos é normal e ocorre devido a oxidação da fibra capilar. Essa é causada pelo calor, sujeira, poluição ou pela incidência da luz solar.

mulher com cabelo grisalho curtinho
Fonte: Loreal Paris

Além disso, a exposição a altas temperaturas causadas por ferramentas de calor como o secador, chapinha e babyliss causam a mudança na cor. As manchas também aparecerem após uma longa exposição ao sol, já que os fios brancos e acinzentados são suscetíveis aos danos da radiação ultravioleta.

mulher usando maquiagem leve
Fonte: Burguesinhas

Outra fator que gera muita mancha nos grisalhos é a aplicação errada de matizadores. Isso porque quando aplicado erroneamente causa manchas roxas no cabelo. Quem nunca viu alguém com o cabelo roxeado e ficou se perguntando o que tinha acontecido? Pois, bem, o que deveria matizar acabou manchando.

Tipos de matizador

Há no mercado diversos tipos de produtos para matizar o cabelo. Cada um é indicado para uma cor de fios ou para resolver problemas de manchas ou amarelidão.

Para entender a função do matizador basta pensar no círculo cromático. Assim, o produto deve ser de um cor oposta ao tom dos fios para gerar uma neutralização. Existem os matizadores das seguintes tonalidades:

  • Azul;
  • Roxo;
  • Violeta;
  • Preto;
  • Cinza;
  • Marrom;
  • Avermelhados.
mulher com cabelo grisalho e corte chanel
Fonte: Aprendendo a ser católica

Matizadores roxo, violeta e azul

Esses matizadores são mais indicados para quem quer ter os cabelos num loiro com o tom mais dourado. Assim, o seu uso no cabelo grisalho pode deixar os fios na cor lilás. Dessa maneira, não é indicado para matizar cabelo grisalho.

  • E se você quer ver mais dicas de moda para compor um look lindo com os grisalhos, clique aqui.
mulher de cabelo grisalho
Cabelo grisalho feminino (Fonte: Quem)

Matizadores preto e cinza

O matizador preto deixará os fios cinzas mais vivos e os fios brancos mais platinados. Já o cinza serve para neutralizar tonalidades amareladas e alaranjadas, sendo o melhor matizar cabelo grisalho

mulher com cabelo grisalho curto
Fonte: All things hair

Matizadores avermelhado, marrom e preto

Os matizadores com pigmentos vermelhos são indicados apenas para quem tem cabelo em um tom de cobre, ruivo, marsala e vermelho. Esse serve para deixar o tom mais vivo.

Já o matizador com pigmentos marrons são sugeridos para as tonalidades do castanho. Para cabelos escuros, a dica é usar o matizador preto.


Como evitar que o cabelo mache?

Quando os fios amarelam, a dica é investir em um shampoo e/ou hidratante matizador para recuperar a cor. Afinal, a matização é válida tanto para cabelos grisalhos naturais, coloridos ou descoloridos. 

mulher com cabelo grisalho curto
Fonte: Blog da Usa

Porém, o uso desses produtos devem ser com moderação para não acabar deixando o cabelo roxo ou ressecado. A indicação dos cabeleireiros é aplicar o matizador a cada 15 dias ou quando for necessário.

mulher com cabelo grisalho curto
Fonte: Blog De frente para o Mar

Esse procedimento pode ser feito no salão ou em casa após a lavagem dos fios. Basta aplicar o produto escolhido de forma uniforme em todo o cabelo e deixar pelo tempo indicado na embalagem. Pronto, para finalizar basta enxaguar com água fria ou morna.

Deve-se tomar cuiadado para aplicar o produto de forma uniforme e no tempo indicado para não machar.

cabelo com corte long bob
Fonte: Blog De frente para o Mar

Como tirar mancha roxa de matizador do cabelo?

Após matizar o cabelo grisalho pode ocorrer manchas roxas nos fios. Mas, não se preocupe, pois é fácil resolver esse problema. Por isso, separamos para você 4 soluções super fáceis para fazer em casa e com produtos muito simples, confira:

  • Usar shampoo antirresíduos: deixe agir por 5 minutos e o resultado será visível após a terceira ou quarta lavagem. Não esqueça de hidratar os fios após esse procedimento, já que esse produto tende a ressecar;
  • Aplicar vinagre de maçã: aplique diretamente no cabelo e deixe agir por 5 minutos. Depois é só lavar os fios com shampoo antirresíduos e hidratar;
  • Shampoozada (shampoo antiressíduos e água oxigenada): misture duas medidas de água oxigenada em duas de shampoo. Deixe agir por 15 minutos e depois enxágue.

Como manter os cabelos lindos por mais tempo?

Como visto, os cabelos brancos ou grisalhos podem amarelar pelo calor causado pelo secador, babyliss ou chapinha ou com o sol. Esses fios são mais sensíveis, e, por isso, precisam de cuidados diários, como o uso de um protetor térmico.

mulher com cabelo branco
Fonte: Só Biologia

Esse deve ser passado antes de usar as ferramentas de calor ou exposição ao sol. A dica é buscar por um produto de boa qualidade. Mas não se preocupe, pois há no mercado diversas opções de marcas confiáveis e baratinhas.

mulher com cabelo grisalho longo
Fonte: UOL

Outra dica, quando for expor os fios ao sol, é fazer uma barreira física, com o uso de chapéus e bonés com tecidos que tenham proteção UV. Essas duas ações já irão garantir que o seu cabelo continue clarinho, do jeito que você ama.

Por fim, não use shampoo com sulfatos, pois esse elemento age como um “detergente” extremamente potente. Assim, além de retirar toda a sujeira, também retira toda a proteção dos fios, deixando-os mais frágil. Confira mais dicas no vídeo abaixo de como cuidar do cabelo grisalho:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar