O corte do jaca é um visual com cabelinho na régua que surgiu na comunidade do Rio de Janeiro Jacarezinho. Por isso mesmo, o modelo recebeu esse nome. Porém, o sucesso foi tão grande que já conquistou homens do Brasil inteiro, inclusive famosos. Confira:

Corte do jaca
O barbeiro Giliane Coviack explica que o corte do jaca surgiu no Jacarezinho no início de 2010 e vem se popularizando devagarinho. Porém, hoje tornou-se um grande sucesso no país inteiro, principalmente pela sua personalidade moderna.

O corte do jaca pode ser confundido com outras tendências para os fios, como o fade, moicano disfarçado e o americano. Porém, esse visual tem como característica “um sombreado mais denso e majoritariamente o Mid Fade”, esclarece Coviack.

Assim, o efeito degradê inicia no meio da cabeça para baixo e mais fios mais compridos na parte do topo da cabeça. Com isso, esse visual pode ser usado por todos os formatos de fios, desde o crespo ao liso.
Como fazer o corte jaca?
A primeira coisa a ser feita é fazer a marcação na altura de um mid fade. Assim, o barbeiro começa a fazer as transições de pentes e alturas da máquina de cortar cabelo. Porém, é necessário respeitar o sombreamento mais escuro do topo da cabeça até chegar ao tom médio no finalzinho.

É essencial que o degradê entre a parte mais alta e a mais baixa esteja perfeita, ou seja, sem nenhuma marcação. Assim, os fios do topo da cabeça são cortados com o pente número 5, deixando assim curto, mas com um comprimento médio de 16 mm.

Segundo Coviack, o corte do jaca é considerado muito difícil e, por isso, é visto pelos profissionais como o corte “bicho-papão”. Diante disso, todo o modelo leva, em média, 50 minutos para ser feito, mas há quem já tenha experiência e faça em 30 minutos.
Manutenção
Além de acompanhar as novidades do mundo da moda, os homens buscam por praticidade na hora de escolher um novo visual. Diante disso, é essencial que a manutenção do corte seja longa.

Porém, o corte do jaca pede que a manutenção seja feita toda semana, já que o degradê é diferenciado. Assim, caso você possua uma rotina muito corrida e não tenha tempo de ir à barbearia toda semana, esse corte não é indicado para você.

Por isso mesmo, esse visual tem conquistado a garotada e os famosos. Além disso, esse corte tem aparecido combinado com outros estilos, como a pigmentação, platinado, reflexo alinhado, riscos e desenhos.
Finalização
Assim como qualquer outro corte, esse precisa ser finalização para mostrar todo o seu efeito na régua. Com isso, você pode investir no uso de gel fixador ou pomada modeladora. Dessa maneira, na primeira opção, os fios ficarão com aspecto molhado.

Já com a pomada modeladora o cabelo do topo da cabeça ficará com aspecto apenas alinhado. Sendo assim, esse produto é indicado para quem possui fios lisos ou ondulados e deseja manter a madeixa no lugar. Outra possibilidade é usar esse produto para chegar a um visual mais arrumadinho para algum evento.

Caso não utilize nenhum produto, os fios poderão ser apenas penteados, mas o efeito ficará menos alinhado e, até mesmo, bagunçado. Assim, a escolha dependerá do efeito desejado. De modo geral, esse modelo mostra-se bastante versátil. Confira no vídeo abaixo o passo a passo desse corte mostrado pelo barbeiro Douglas do Corte: