Muitas mulheres decidem mudar o visual de uma hora para outra e se arriscam a cortar franja sozinha. Porém, antes de começar, leia este post e confira várias formas de fazer esse corte e não sair errado:

Cortar franja sozinha
Quem nunca se aventurou em cortar franja sozinha? Pois bem, o corte muda completamente o visual. Por esse motivo, deve ser feito por um bom profissional. Além disso, deve ser analisado o formato de rosto para escolher a melhor opção.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_ba3db981e6d14e54bb84be31c923b00c/internal_photos/bs/2021/M/J/SouR05TrANqrUfGAwr8w/3-dicas-franja-verao-4-.jpg)
Porém, quem deseja fazer a mudança sozinha deve estudar um pouquinho antes para não fazer nenhuma besteira e se arrepender. Assim como o cabeleireiro, é preciso antes de escolher o modelo de franja analisar o seu formato de rosto.
Há muitas opções de franjas, desde as mais curtinhas as mais alongadas. Porém, cada uma fica melhor em um formato de rosto. Assim, quando feita uma má escolha as chances de se arrepender aumentam, sendo impossível reverter.
Por último, após a escolha do modelo da franja, você deve saber bem como fazer o corte. Para isso, iremos trazer o passo a passo dos tipos mais usados e as tendências para este ano, junto com suas variações.
Quais são os tipos de franja?
Franja cortininha
Esse modelo emoldura o rosto e possui um caimento que lembra a cortina. A curtain bangs é usada ao meio, dividindo-a ao meio. Esse corte é indicado para quem possui fios lisos ou levemente ondulados, mas com a raiz lisa.

Franja bardot
Sendo uma variação do modelo anterior, nessa a franja é mais volumosa. O seu sucesso foi nas décadas de 60 e 70, sendo adotada por atrizes super famosas como Brigitte Bardot. Por esse motivo, o visual adotou o sobrenome da celebridade.

Franja longa
Essa opção é ideal para quem não deseja fazer uma mudança tão radical. Assim, os fios da frente são cortados entre a altura da boca até o queixo. Dessa maneira, é possível usá-la de lado, ao meio ou atrás da orelha.

Franja curta
O modelo curtinho chamada de baby bangs tem o comprimento acima das sobrancelhas. Essas podem ser super curtas, simétricas ou assimétricas. No último caso, você pode fazer um repicado, criando um visual mais moderno.

Franja reta
A franjinha clássica, simétrica e na altura das sobrancelhas, é um clássico. Com isso, nunca sai de moda. Porém, esse visual exige uma manutenção mensal e muitos cuidados para manter a ponta dos fios bem saudáveis.

Franja meia-lua
Assim como sugere o nome, essa franja possui um formato arredondado ou, para alguns, curvado. Com isso, os fios são mais longos do que o modelo reto. É ideal para quem deseja disfarçar o tamanho da testa ou que possui o rosto fino.

Franja desfiada
Essa é uma maneira de inovar a clássica franjinha. Assim, os fios ficam assimétricos e com um visual super moderno. Há várias técnicas na internet na hora de cortar franja sozinha que proporcionam esse lindo efeito.

Passo a passo para cortar a franja
Para cortar franja sozinha a primeira coisa a fazer é escolher o modelo e o comprimento. Para cortar no modelo cortininha ou bardot, separe as mechas na parte da frente, criando um formato de triângulo. Em seguida, molhe os fios para facilitar o corte.
Divida a franja ao meio e leve cada mecha para o lado oposto e corte na diagonal. Observe a quantidade cortada para fazer igual do outro lado. Essa técnica deixará os fios em um lindo degradê. Confira no vídeo abaixo o passo a passo para o corte da franja reta ou meia-lua, levemente desfiada: