Como Identificar e Cuidar do Seu Tipo de Pele? Descubra!

Atualmente é possível cuidar muito melhor da pele, com uma grande variedade de produtos disponíveis para todos os tipos. Mas você sabe como descobrir meu tipo de pele? Se não, veja aqui como identificar e cuidar adequadamente de sua pele.

Como descobrir meu tipo de pele
Imagem: Freepik

Tipos de pele

Primeiramente é preciso entender que há tipos de pele e estados de pele. Existem quatro tipos de peles: normal, seca, oleosa e mista. O que diferencia uma da outra é basicamente a quantidade de oleosidade natural existente da pele, produzida pelas glândulas sebáceas, presentes na derme.

O tipo de pele é determinado geneticamente, mas muitas pessoas fazem confusão com o estado da pele, que faz o nível de oleosidade se alterar ao longo da vida. O estado da pele pode ser modificado tanto por fatores internos, quanto externos.

Sua pele pode adquirir um estado mais oleoso devido um desequilíbrio hormonal, influenciado por uma alimentação com alto índice glicêmico, ou afetada por água quente, entre outros motivos. Igualmente, pode ficar mais seca, por falta de vitaminas, baixa hidratação, diabetes, etc.

Como descobrir meu tipo de pele

A forma mais precisa de descobrir o seu tipo de pele, é consultando com um dermatologista, mas você pode tentar identificá-la de acordo com suas características. Então veja abaixo como descobrir meu tipo de pele, verificando com qual se identifica mais:

Como descobrir meu tipo de pele
Imagem: Freepik

Pele normal

A pele normal é o que as pessoas costumam chamar de pele perfeita, pois tem uma textura lisa, os poros não são aparentes e a oleosidade natural e balanceada. Resumindo é uma pele com aparência saudável, que não brilha por não ter excesso de oleosidade, mas é vistosa.

cuidados
Skincare

Como Fazer? Produtos para Limpeza do Rosto

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quem tem esse tipo de pele dificilmente tem grandes problemas de acne, e se a mantiver bem cuidada, não sofrerá com muitas espinhas e inflamações nem mesmo na adolescência. Contudo, não é a toa que é conhecida como pele de bebê, já que raramente mantém seu estado em adultos.

➜  Conheça também, os 5 melhores protetores solares para pele oleosa em 2024.

Pele seca

Já as peles secas são as que têm um nível abaixo do necessário de oleosidade natural, com pouca produção sebácea. Como resultado, esse tipo de pele não consegue reter umidade suficiente para uma hidratação adequada e se proteger de agentes externos agressivos.

A falta de hidratação é visível aos olhos em um aspecto ressecado, áspero, sem brilho, às vezes até um pouco esbranquiçado. Além disso, as pessoas de pele seca têm maior tendência em ter irritações na pele que podem causar vermelhidão, coceira e até descamação.

Outra grande desvantagem é que esse tipo de pele sofre mais com exposições ao sol sem proteção e tende a envelhecer mais rapidamente, com surgimento de linhas de expressão e rugas.

Jovem com pele oleosa e cheia de acne
Imagem: Freepik

Pele oleosa

A pele oleosa, como o nome indica, é a que tem um nível de oleosidade alto, que ultrapassa o necessário, deixando a pele excessivamente brilhante e com aparência grudenta. Devido esse tipo de pele ter poros muito abertos, é mais apta a inflamações por entrada de impurezas.

As pessoas com pele oleosa sofrem muito com problemas de acne, que além de espinhas, conta com muitos cravos, não só no rosto, mas também em diversas partes do corpo.

Pele mista

Por fim, temos a pele mista, que conta com dois níveis de oleosidade distintos em diferentes pontos. Enquanto a área das bochechas tem carência de sebo, a da chamada zona “T” (testa, nariz e queixo) tem excesso.

Em outras palavras a zona “T” tem as características de pele oleosa, com poros dilatados e tendência a acne e inflamações. Por outro lado, o restante no rosto tem a pele seca, com sua aparência de aspereza e surgimento precoce de rugas.

Como cuidar de cada tipo de pele?

Tendo em vista que cada tipo de pele tem características diferentes, consequentemente, elas também têm necessidades diferentes. Então, veja abaixo como cuidar de cada tipo de pele, de acordo com suas necessidades:

mulher idosa passa creme na pele ressecada
Imagem: Freepik

Cuidados com pele normal

A pele normal é de muito fácil manutenção, você só precisa ter os cuidados básicos de higiene com produto adequado e hidratação. Fora isso, é bom também investir em protetor solar e depois dos 30 anos em um bom creme anti-rugas.

Cuidados com pele seca

A pele seca deve ser limpa com produtos menos adstringentes, como água micelar, e hidratada com cremes enriquecidos com vitamina E. Além disso, é bom adotar o anti-rugas o quanto antes e sempre fazer uso de protetor solar potente.

Cuidados com pele oleosa

Já a pele oleosa precisa de sabonetes em gel, mais adstringentes, para sua higienização e hidratação com produtos de toque seco à base de água. Também é bom investir em produtos secativos para evitar a acne.

Cuidados com pele mista

Embora tenha dois níveis diferentes de oleosidade, a pele mista deve ser cuidada com um produto só, preferencialmente específico para esse tipo de pele ou pele oleosa. O combate a acne sim, deve ser focado apenas na área afetada, ou seja, a zona “T”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Gláucia AlvesFormada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como redatora de portais de notícias, produzindo conteúdo sobre nichos variados e agora pesquisa e escreve para moda, beleza e life style.
Veja mais ›
Fechar