Os pés fazem parte das áreas críticas do corpo quando se fala de hidratação, por isso é muito comum que a sola fique ressecada, engrosse e até rache. Se você sofre com casca grossa no pé, veja aqui algumas receitinhas que vão deixar seus pezinhos macios como de anjos.

SUMÁRIO
Casca grossa no pé
A pele da região dos pés tem uma maior necessidade de hidratação do que o restante dos membros inferiores do corpo, ressecando tanto em temperaturas mais frias, como as quentes. E existem vários fatores que contribuem para que essa área resseque mais.
Antes de tudo, a hidratação do corpo reflete diretamente na da pele, então, se você não tomar água o suficiente terá a pele mais seca, incluindo a dos pés. Além disso, essa região costuma ressecar mais em pessoas que tomam banhos muito quentes.
Outros fatores que tornam a pele da sola do pé mais seca e grossa e pode até fazê-la rachar, são: andar bastante descalço e usar chinelos e sandálias com frequência.

Receitinhas para melhorar a casca grossa no pé
Em primeiro lugar é importante entender a necessidade de se criar uma rotina diária de hidratação dos pés, com um produto específico para a área. Aliás, hidratantes à base de uréia e ácido salicílico em altas concentrações funcionam como esfoliantes químicos, que dispensam o uso da lixa.
Inclusive, dermatologistas não indicam o uso de lixa e pedra pomes para esfoliar o pé, pois esse tipo de esfoliação acaba piorando a situação. Segundo especialistas, o organismo entende o lixamento com uma agressão e produz queratina, que mais tarde deixa a pele mais espessa.
Então, além da hidratação diária, é melhor você tratar seus pés de forma menos agressiva. Veja aqui três receitas fáceis que vão te ajudar com a casca grossa no pé e deixar seus pés macios:

1. Hidratação extra com azeite de oliva e óleo de coco
Usado na alimentação, e para hidratação do rosto e até dos cabelos, o óleo de coco, misturado a azeite de oliva é uma misturinha bastante eficiente para uma hidratação extra dos pés. Basta misturar uma colher de sopa de cada um dos produtos bem e aplicar nos pés.
Para um efeito melhor, aplique a misturinha à noite, cubra os pés com plástico filme e calce meias de algodão. Faça isso antes de dormir, para deixar a hidratação agindo durante toda a noite, sendo melhor absorvido e consequentemente hidratando mais.
2. Esfoliação com fubá e óleo de amêndoa doce
Uma boa ideia é deixar a lixa e a pedra pomes de lado, e fazer uma esfoliação misturando três colheres de fubá em quatro colheres de óleo de amêndoa doce. Misture bem os dois ingredientes e esfregue nos pés em movimentos circulares.
Após esfoliar bem a área com a misturinha, lave os pés apenas com água para retirar o esfoliante natural totalmente. Em seguida, finalize passando um hidratante específico para os pés.

3. Abacaxi para eliminar casca grossa no pé
Essa receita é composta de um único ingrediente: o abacaxi, na realidade, mais especificamente, a casca da fruta. Após tomar um banho, ao invés de passar hidratante, faça um escalda pés e em seguida envolva seus pés com as cascas do abacaxi (o lado de dentro em contato com a pele).
Para segurar bem as cascas no lugar e elas não se moverem, coloque uma meia de algodão que fique justa em seu pé. Faça esse procedimento à noite, antes de dormir, para passar a noite com os pés envoltos na casca de abacaxi.
Ao acordar de manhã, retire as casca de abacaxi e lave bem os pés com água morna. Para um melhor resultado, repita esse procedimento por quatro noites seguidas.