A maioria das pessoas não ficam contentes com o branqueamento dos cabelos e numa recusa de aceitar que chegaram a essa fase da vida, às vezes arrancam os fios. Mas, não é verdade que arrancou um cabelo branco, surge outro? Veja aqui.

SUMÁRIO
- O inevitável branqueamento dos cabelos
- Se arrancar cabelo branco nasce outro?
- Três mitos e três verdades sobre os cabelos brancos
- Cabelo branco é hereditário
- Pintar os cabelos acelera o branqueamento dos fios
- Estresse pode deixar os cabelos brancos
- Exposição prolongada ao sol causa branqueamento precoce dos cabelos
- Cabelos brancos são rebeldes
- Cabelos crespos e cacheados demoram mais a ficar branco
O inevitável branqueamento dos cabelos
Algumas pessoas até podem ter dificuldade de aceitar, mas todo mundo sabe que vai chegar a hora em que os fios brancos vão começar a surgir. Isso porque o branqueamento dos cabelos é um processo natural da evolução humana, e consequentemente inevitável.
Conforme envelhecemos nosso organismo vai ficando mais lento, e começa a não conseguir mais fazer coisas que fazia antes. E é assim que os cabelos brancos surgem, quando os melanócitos (células que produzem a melanina) perdem a capacidade de produzir o pigmento no bulbo capilar.
Se arrancar cabelo branco nasce outro?
Você já deve ter ouvido alguém dizer que se você arrancar os fios brancos, vão nascer vários outros no lugar, como se seus cabelos fossem agir em vingança. Por isso muitas pessoas ainda se perguntam se a fala popular: “arrancou um cabelo branco”, surge outro é verdade ou mito.

Apesar da sentença não ser correta, é fácil entender de onde ela surgiu e porque ela continua sendo repetida. De acordo com dermatologistas, cada saída folicular pode produzir até quatro fios de cabelo, e foi daí que saiu o mito.
No entanto, você arrancar um fio, não vai fazer com que outros iguais nasçam, pois na realidade, os fios que parecem surgir no lugar do arrancado já estavam crescendo. Mas não é por isso que você deve ficar, literalmente, arrancando os cabelos.
Os dermatologistas também alertam do perigo dessa prática, que pode acabar causando um problema real, resultando em uma perda de cabelos permanente, chamada de alopecia de tração.
Em resumo, o “arrancou um cabelo branco”, surge outro” é MITO, mas arrancar cabelo pode te deixar doente, então evite fazer isso.

Três mitos e três verdades sobre os cabelos brancos
O papo sobre arrancar os fios não é a única sentença popular que é repetida por aí sobre os cabelos brancos, veja abaixo alguns outros mitos e verdade
Cabelo branco é hereditário
VERDADE, além de ser um resultado natural do envelhecimento, o branqueamento dos cabelos é determinado pela genética, ou seja, seus cabelos vão ficar brancos mais ou menos na mesma idade que isso aconteceu com seus pais.
Pintar os cabelos acelera o branqueamento dos fios
MITO, a tintura de cabelo nada tem a ver com a velocidade em que os cabelos ficam brancos. O que acontece é que se a pessoa parar de pintar, vai notar os fios que estavam omitidos pela coloração.

Estresse pode deixar os cabelos brancos
VERDADE, foi comprovado que durante estresse prolongado os melanócitos podem morrer, e consequentemente os cabelos começam a ficar brancos.
Exposição prolongada ao sol causa branqueamento precoce dos cabelos
MITO, o sol também não influencia em nada no surgimento de cabelos brancos, nem sequer acelera o processo de branqueamento após ele ter se iniciado. No entanto, exposição solar sem proteger o fios vai danificar mais fios brancos que pigmentados.
Cabelos brancos são rebeldes
VERDADE, os cabelos brancos são sim mais rebeldes que os pigmentados, devido a falta da melanina os fio brancos tem mais dificuldade em se nutrir, o que os deixa ressecados e por isso menos maleáveis.
Cabelos crespos e cacheados demoram mais a ficar branco
MITO, nenhum tipo de cabelo fica branco mais cedo ou mais tarde. Esse mito foi criado devido o fato das pessoas negras normalmente demorarem mais a ficar de cabelo branco, mas isso tem a ver com genética e raça, não com o tipo de cabelo.